Plantio de soja é finalizado no Estado, de acordo com a Emater
De acordo com a entidade, 69% da área cultivada está em germinação ou desenvolvimento vegetativo
Foto: Divulgação/Emater
Nesta semana foi concluído o plantio da soja no Estado. As precipitações, apesar de esparsas e de baixos volumes, têm contribuído para a evolução dos cultivos. A informação consta no mais recente Informativo Conjuntural, produzido pela Gerência de Planejamento da Emater. De acordo com a entidade, 69% da área cultivada está em germinação ou desenvolvimento vegetativo; 24%, em floração; e 7% em enchimento de grãos.
As precipitações têm contribuído para o desenvolvimento dos cultivos nos municípios produtores de milho e para o avanço no plantio do segundo cultivo. Nas áreas onde não tem chovido, há registro de prejuízos e perdas. O plantio do milho também se encaminha para o final, atingindo 96% da área total estimada; 15% da cultura já está colhida; 24% em fase de maturação; 24% em enchimento de grãos; 16% em floração e 21% em germinação e desenvolvimento vegetativo.
A predominância de tempo firme, com elevadas temperaturas e dias ensolarados, e a disponibilidade de água via irrigação contribuem para o desenvolvimento do arroz. No entanto, a ocorrência de chuvas esparsas e de baixo volume no Estado tem acarretado menor capacidade de recarga dos níveis de água dos mananciais. A cultura encontra-se 73% em germinação e desenvolvimento vegetativo; 21% em floração e 6% em enchimento de grãos.
Comentários