Práticas de cuidado com o solo promovidas pela Coasa são destacadas na COP28, em Dubai
Abordagem foi voltada a inserção da cooperativa na Operação 365
Foto: Divulgação/Coasa
O trabalho de cuidado com o solo, realizado pela Coasa, foi um dos exemplos de práticas sustentáveis citado na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 – a COP28, que encerrou nesta semana em Dubai, nos Emirados Árabes. Durante sua apresentação no evento mundial, a gerente geral da Organização das Cooperativas do Brasil – OCB, Fabíola Motta, mencionou ações de quatro das mais de 1.185 cooperativas brasileiras.
A gestora abordou as tecnologias aplicadas através do Plano ABC+, que é uma política pública que promove a adoção de práticas agropecuárias com baixa emissão de carbono e com vistas ao desenvolvimento sustentável. Da Coasa, Fabíola falou sobre o sistema de plantio direto e, mais especificamente, sobre a prática de manter o solo com cobertura verde todos os dias do ano. Trata-se da Operação 365, na qual a cooperativa possui associados certificados.
“Imaginem o quanto de carbono eles conseguem estocar no solo fazendo essa tecnologia”, defendeu a gerente geral da OCB. A Operação 365 é um projeto desenvolvido por meio de parceria entre a Embrapa e a Rede Técnica Cooperativa. Lançada em novembro de 2021, busca incentivar técnicas de melhoria da qualidade do solo com práticas agrícolas capazes de aumentar a rentabilidade no campo e, ao mesmo tempo, amenizar o impacto ambiental da atividade.
Fabíola explicou que a prática de manter o solo com cobertura verde todos os dias do ano promove a estabilidade produtiva, com a melhora química, física e biológica do solo. Com isso, segue ela, diminui-se o uso de fertilizantes sintéticos, gerando redução de nitrogênio pela ciclagem do solo.
“Eu acho superinteressante que eles têm um mote nessa cooperativa: o solo é o maior bem de um produtor. Ele sabe que tudo o que puder fazer para investir nesse solo, será revertido para ele e para a família dele. Só precisa que a tecnologia chegue até ele, precisa ter conhecimento, acesso ao crédito e aí, de novo, a cooperativa tem um grande papel nisso tudo”, finalizou Fabíola.
Comentários