Marau deve decretar situação de emergência nas próximas horas
No ano passado, o decreto - também por causa do déficit hídrico, foi assinado no dia 16/02
Foto: Igor Lopes/Tua Rádio Alvorada
Na tarde desta quarta-feira, 15/02, aconteceu a reunião entre o prefeito de Marau, Iura Kurtz, secretários municipais e entidades do município, para tratar sobre o decreto de situação de emergência, por conta da falta de recursos hídricos em lavouras e fazendas.
Conforme estimativa da Emater, tanto o milho para grão (2.650 hectares plantados) como o para silagem (1.650 hectares plantados) terão perda de 50%. A cultura da soja, que é a mais produzida no município, com 39.500 hectares plantados, tem perda estimada em 35%. Já a produção leiteira terá redução de 10% em decorrência da falta de chuva. Ao final da reunião, ficou definida a declaração de situação de emergência no município de Marau.
Em entrevista para a Tua Rádio Alvorada, o presidente do STR de Marau, Silvio Borghetti, comentou sobre a declaração e fez um comparativo com outras regiões do estado, também afetadas pela estiagem. Acompanhe no áudio desta matéria. Em breve, a administração municipal irá emitir um comunicado declarando situação de emergência por conta da falta de recursos hídricos.
Comentários