Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
10:00:00
Gente Nossa
14:00:00
 
 

Frente Parlamentar da Agricultura Familiar solicita visita de ministros ao RS por causa da estiagem

por Ana Lúcia Jacomini

Convite foi efetivado pelo presidente da FPAF, gaúcho Heitor Schu

Lavouras apresentam padrão irregular em função das condições climáticas
Foto: Divulgação/Emater

O presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar na Câmara dos Deputados, gaúcho Heitor Schuch (PSB) fez um convite formal para que os ministros do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e da Agricultura, Carlos Fávaro, venham ao Rio Grande do Sul verificar pessoalmente as perdas provocadas pela estiagem nas lavouras.

O deputado realizou uma séria de agendas, nesta terça-feira, 14/02, em Brasília, com representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS) e do governo, reforçando a pauta da entidade, que inclui, entre os pedidos de ajuda, a prorrogação das parcelas do Pronaf vencidas ou vincendas no período de 1 de janeiro a 31 de julho de 2023; um rebate de 35% sobre as parcelas vencidas ou vincendas para quem efetuar o pagamento entre 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023; um crédito emergencial de R$ 50 mil - com prazo de 10 anos e bônus de adimplência de 30% e prorrogação das operações de Pronamp Custeio Pecuário e de Pronamp Investimento, não amparadas pelo Proagro ou Seguro Rural, vencidas e vincendas no período de 1º de janeiro a 31 de julho de 2023.

De acordo com Schuch, outra questão que preocupa é a necessidade urgente de mudanças do Manual do Crédito Rural quanto ao Proagro, já que muitos agricultores, em função da seca, terão que solicitar o seguro pelo terceiro ano consecutivo na mesma cultura. O parlamentar afirma ainda que a pauta relativa á seca se divide em três frentes: as medidas urgentes para minimizar as atuais perdas, as de médio prazo, para garantir o Plano Safra 2023/24 e as ações mais abrangentes, estruturantes, para o enfrentamento à falta de água que já se tornou uma realidade recorrente no RS. 

MARAU - A situação da estiagem no município marauense será debatida em uma reunião agendada para esta quarta-feira, 15/02. Será a partir das 14h, na  Sala de  Reuniões da Prefeitura de Marau. Na ocasião, o poder público, as entidades ligadas ao setor primário e a Defesa Civil, irão discutir questões relacionadas a um possível decreto de situação de emergência.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais