Culturas de verão são beneficiadas pelas chuvas constantes
Clima é considerado adequado para o período
As chuvas registradas nos últimos dias na região favorecem o desenvolvimento para as culturas de verão. É o que afirma o chefe da Emater de Marau, Elder Dalpra. Na região, as condições são consideradas adequadas para o período e, segundo o gestor, não trazem problemas para as lavouras.
Segundo o engenheiro agrônomo, chuvas precipitadas são bem-vindas, desde que não apresentem volume exagerado. Em Marau, durante este primeiro mês do ano, a chuva alcançou a marca dos 135 milímetros. Apesar disso, o aumento nas chuvas também propicia maior surgimento de doenças como a ferrugem que, conforme explica Dalpra, pode gerar algumas perdas futuras dos produtos, o que exige maior atenção dos produtores. "Normalmente a ferrugem aparece em meados de janeiro e estas condições que temos, temperaturas altas e molhamento folhar, são convenientes para o aparecimento da doença. Utilizar produtos preventivos e erradicativos, além de misturas que melhoram a eficiente do tratamento são as principais recomendações para o período", diz o agrônomo. Ouça a entrevista no player de áudio.
Algumas culturas são mais beneficiadas. As precipitações auxiliam o desenvolvimento das lavouras de milho, por exemplo, pela demanda de irrigação contínua. Mesmo assim, o apropriado é que as chuvas sejam constantes, mas com espaçamentos maiores entre as precipitações para que os tratamentos e até mesmo as tarefas relacionadas à produção de cilagem possam ocorrer de forma adequada.
Comentários