Falta de chuva preocupa produtores rurais da região
Plantações de inverno tem sofrido com a escassez de chuvas
O período de escassez de chuva e de pouca umidade tem deixado alguns produtores rurais preocupados. Com a alta produção de leite e a necessidade de pastagens para alimentar o gado leiteiro, a falta de chuva não auxilia o crescimento dos pastos de inverno que são a opção de alimento neste período do ano.
De acordo com Engenheiro Agrônomo, Julcimar Zanin, perdas significativas de pastagens ainda não ocorreram, mas se as chuvas não voltarem a acontecer, algumas perdas já poderão ser notadas. “Sem a incidência de chuvas as pastagens estão tento dificuldades de se desenvolver. Por exemplo, onde acontece um pastoreio e depois rebrota fica mais difícil o desenvolvimento sem umidade. E em pastagens recém plantadas a dificuldade é a germinação”, explica.
Outra preocupação é as plantações de trigo. Após o plantio muitos agricultores não puderam contar com a chuva para a germinação do grão. Segundo o agrônomo, as plantações de trigo preocupam mais. “Quando se faz um plantio nem todas as sementes encontram a umidade ideal e sem a chuva fica ainda pior, por isso é muito importante a chuva para a germinação uniforme e a plantação se estabeleça no mesmo momento”, salienta.
A boa notícia para os agricultores é que a ocorrência de chuva, embora não venha antes do fim de semana, já tem previsão de voltar. Conforme a Somar Meteorologia no domingo, 16/07, a entrada de uma frente fria eleva também as possibilidades de chuva na nossa região e as próximas semanas poderão ser bastante chuvosas.
Ouça a entrevista completa com agrônomo no player de áudio.
Comentários