Expectativas para o Plano Safra 2019
Presidente do Conselho da Agropecuária fala sobre a colheita deste ano
Foto: Divulgação
O presidente do Conselho Municipal de Agropecuária e Abastecimento de Marau, Rodrigo Coradi, falou nesta segunda-feira, 13/05, sobre a colheita dos grãos de verão desse ano no município, e de suas expectativas sobre o Plano Safra. Coradi foi reeleito recentemente.
Segundo ele, foram enfrentados problemas em relação à germinação da soja em algumas áreas que precisaram ser replantadas, o que acabou acarretando em uma baixa produtividade das mesmas. As demais áreas tiveram uma produtividade próxima a do ano passado, Rodrigo acredita que no total, a soja tenha sofrido uma baixa de 5% a 7%, mas que o milhoapresentou uma alta na produção local.
Sobre a comercialização, a previsão é de que a lucratividade seja menor, já que a margem do produtor sofreu uma redução e os custos de produção estão elevados. A maior parte da soja produzida em Marau é exportada para a China, que é o maior consumidor mundial. Ainda, uma parte considerável é destinada ao mercado interno.
Em relação ao Plano Safra, que deve ser lançado em junho, o presidente destacou que a promessa do novo governo é investir alto no setor. É esperada uma baixa nos juros e uma melhora nos processos burocráticos.
Comentários