Cooperativa de Produtores Ecologistas de Garibaldi é reconhecida no site da ONU
Matéria publicada é sobre boas práticas no desenvolvimento sustentável na Agricultura Familiar
A Cooperativa de Produtores Ecologistas de Garibaldi (COOPEG) está presente no site da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), na Plataforma de Boas Práticas para o Desenvolvimento Sustentável. A proposta do grupo garibaldense pode ser conhecido internacionalmente, já que o espaço tem como foco disseminar as práticas de desenvolvimento sustentável a entidades, governos, agentes públicos e agricultores da América Latina e África, para que possam conhecê-las e aplicá-las.
Para participar, a COOPEG foi selecionada pela FAO e precisou preencher um formulário detalhado das práticas, metodologias e objetivos, explicando o seu diferencial, que é viabilizar economicamente as pequenas propriedades rurais, com uma visão produtiva ecológica e sustentável.
"O reconhecimento da COOPEG pela FAO valoriza o pioneirismo da produção dos cooperados, que descentraliza o lucro da cooperativa, para melhor distribuição de renda, de modo a valorizar a agricultura familiar, o plantio orgânico e a sustentabilidade do planeta", explica o vice-presidente da cooperativa e produtor agrícola, Damian Chiesa.
A COOPEG é apresentada como uma alternativa de produção agroecológica cooperativa, conforme pode ser acessado neste link http://www.boaspraticas.org.br/index.php/pt/areas-tematicas/inclusao-socio-produtiva/297-producao-agroecologica-cooperativa .
Criada em 2001, em Garibaldi, Serra Gaúcha, a COOPEG é formada por agricultores familiares, preocupados não só nos aspectos produtivos e quantitativos, mas na permanência do homem no campo e na construção de um ambiente sadio, limpo e harmônico com responsabilidade social. Tem sua atividade baseada na produção orgânica sem uso de agrotóxicos. Atualmente, a Coopeg conta com 46 cooperados, está presente em seis municípios e trabalha com foco na produção de sucos, vinhos, espumantes, doces de fruta e hortifrutigranjeiros.
Site da COOPEG: http://www.coopeg.com.br/
Fonte: Assessoria de Comunicação da COOPEG.
Comentários