Safra da uva 2016/2017 inicia com perspectiva de ampla recuperação
Produtor de uva, Rafael Lazarotto, comemora boa fase do setor
Aberta oficialmente no dia 04/02 em todo o Rio Grande do Sul, a safra da uva 2016/2017 mantém projeções positivas, com ampla recuperação em relação aos números registrados no ano passado, quando uma baixa de 57% preocupou os produtores. Para Rafael Lazarotto, produtor de Cadorna, distrito de Nova Alvorada, apesar da qualidade da parreira e da uva estar mesmo em destaque na colheita recém-iniciada, a perspectiva é para que o desenvolvimento do setor avance ainda mais. É esse o projeto de Lazarotto que renovou as áreas da propriedade familiar, investiu em novas variedades e inaugura, aos poucos, uma dinâmica de trabalho em que as pessoas podem visitar os parreirais, escolher os cachos e colher a uva que desejam comprar e levar para casa – ouça no player de áudio.
Na região, os grãos mais procurados são os das variedades rústicas, que têm boa adaptação também quanto às técnicas de cultivo. As de mesa, como a Bordô e a Niágara são as que atendem a maior parte da demanda, diz Lazarotto.
Com a colheita em andamento, o produtor que se destaca na atividade vitivinífera e se enquadra nos índices do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), que contabiliza no estado 14,4 mil propriedades vitícolas e 680 empresas registradas.
Comentários