Governo gaúcho incluirá oitocentas famílias em programa de financiamento à agricultura
Propósito está ligado a meta do Acordo de Resultados da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo
As cadeias produtivas vinculadas à agricultura familiar representam 27% do PIB do Rio Grande do Sul. Dos 441 mil estabelecimentos rurais gaúchos, 378 mil são familiares. Deste total, 2.420 estão cadastrados nas Regionais da Emater-Ascar/RS, mas apenas 728 estão inseridos no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF).
Por isto, o objetivo do governo do Estado para 2015 é possibilitar acesso ao financiamento do PEAF a mais 800 famílias, conforme meta do Acordo de Resultados da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR). Além de financiamento, a inclusão no programa certifica produtos com o selo de origem Sabor Gaúcho e habilita a participação em exposições como a 17ª Feira da Agricultura Familiar, que vai ocorrer durante a 38ª Expointer, de 29 de agosto até 6 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
Inscrito pela primeira vez para a 17ª Feira da Agricultura Familiar, João Hartz (foto), 51 anos, de Silveira Martins, se prepara para estrear na exposição. "Estamos organizando um estoque de cerca 7 mil itens para atender à demanda da Expointer, que é muito maior do que as feiras regionais que a que estamos acostumados. Nossa expectativa é divulgar nossos produtos destinados às pessoas que não podem comer açúcar e querem alternativas de qualidade, e também aumentar as vendas”, afirma Hartz, dono da Produtos Marco 50, que há dois anos está no PEAF.
Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Comentários