Presidente marauense da ABPA anuncia números recordes para setor
Na suinocultura, pela primeira vez na história a exportação supera um milhão de toneladas
Em conferência virtual, o marauense Ricardo Santin, que preside a ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal, anunciou número recordes para o setor de produção de carnes de frango e suínos.
De acordo com a ABPA, a produção brasileira de carne de frango poderá alcançar até 13,8 milhões de toneladas em 2020, alta de 4,2% em relação a produção do ano passado. Já as exportações do setor poderão chegar a 4,23 milhões de toneladas. O número é 0,5% superior em relação ao registrado no ano passado — quando foram embarcadas 4,214 milhões de toneladas.
Já na suinocultura a produção brasileira poderá alcançar até 4,3 milhões de toneladas neste ano. Um resultado 8% maior do que o registrado em 2019. E as exportações deverão, pela primeira vez, superar a casa de 1 milhão de toneladas, com total previsto de até 1,03 milhão. O número é 37% superior às 750 mil toneladas embarcadas em 2019.
Os números são comemorados pelo presidente levando em conta o ano turbulento na economia provocado pela pandemia de coronavírus. “Apesar do momento altamente desafiador vivido neste ano — com custos em patamares históricos e os impactos econômicos e sociais causados pela pandemia — a avicultura e a suinocultura do País fecharão o ano com resultados positivos. Ao mesmo tempo em que apoiaram o abastecimento de alimentos em meio à crise, fomentaram novas oportunidades de trabalho e a economia de centenas de cidades onde estão instaladas. Um impacto direto na economia nacional”, avalia Santin.
*Informações extraídas da assessoria da ABPA
Comentários