Marau estará presente na Marcha das Margaridas
Gedi Zanin, vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, é uma das 511 gaúchas no evento
A quinta edição da Marcha das Margaridas, movimento das trabalhadoras rurais, acontece nesta terça, 11/08 e quarta, 12/08, em Brasília. Gedi Zanin, vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marau e mais dez mulheres da Regional Sindical de Passo Fundo, estarão presentes. "É um evento da Contag, muito grande, que envolve um trabalho além daquilo que vivemos no meio rural, como saúde, educação, violência contra as mulheres e segurança alimentar. Vêm grupos de diversos locais do mundo em apoio ao nosso movimento", revela.
Antes de embarcar, a sindicalista conversou com a reportagem da Rádio Alvorada. Ouça a entrevista, na íntegra, no player de áudio. Gedi antecipou que o lema do evento deste ano envolve o desenvolvimento sustentável com democracia, justiça, autonomia, igualdade e liberdade. A expectativa é reunir mais de 100 mil trabalhadoras rurais. Do Rio Grande do Sul cerca de 510 mulheres estarão no evento.
A Marcha das Margaridas é uma homenagem à trabalhadora rural paraibana, Margarida Maria Alves, morta em 1983, que durante 12 anos, presidiu o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande. Margarida incentivava a luta na justiça, pela garantia de direitos das trabalhadoras e trabalhadores do campo.
Comentários