Gerente da Cooperativa Santa Clara faz avaliação do ano de 2020 para o setor leiteiro
Baixar ÁudioEste conteúdo esta disponível, também, no áudio da matéria
“Estamos passando por momentos bastante adversos, bastante conturbados se tratando de saúde, economia, sociedade e relacionamentos” é assim que Alexandre Lago de Oliveira, gerente da Cooperativa Santa Clara de Vila Maria define as experiências do ano de 2020. Em entrevista para a Tua Rádio Alvorada, ele destacou alguns momentos importantes para o setor leiteiro neste ano.
A situação que se instalou no país, devido a pandemia da Covid -19, fez com que o setor passasse por mudanças rápidas, como explica Alexandre, foi um momento de analisar os processos e entender o que estava certo e o que precisava ser corrigido. Em 2020, o setor se manteve na média anual de crescimento de 5% a 8%, Alexandre explica que o percentual está ligado ao bem estar do animal, ao melhoramento genético e à alimentação. As melhorias são reflexos da qualificação e profissionalismo que o produtor tem implantado na propriedade. Segundo Lago, a maior dificuldade no momento, é a sucessão familiar.
De acordo com Alexandre, atualmente o Brasil é o 4º produtor de leite a nível de país, produzindo cerca de 10% do que é produzido em todo o mundo. O Rio Grande do Sul é o 4º produtor de leite em relação aos demais estados brasileiros e a região sul do país é a que mais produz.
Aentrevista completa com Alexandre Lago de Oliveira está disponível no áudio da matéria.
Comentários