Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Tempo seco favorece o avanço nos plantios de trigo no Rio Grande do Sul

por Ana Lúcia Jacomini

Na região de Passo Fundo, o índice dos cultivos estabelecidos é de 60%

Trigo plantado anteriormente está em desenvolvimento
Foto: Divulgação/Emater

Com a sequência de dias sem a ocorrência de chuvas – entre 29/06 e 02/07 – e a decorrente diminuição do teor de umidade nos solos, foi possível retomar a semeadura do trigo e intensificar a operação onde havia atraso. De acordo com o Informativo Conjuntural produzido e divulgado pela Emater, a estimativa de cultivo de trigo no Estado para a safra 2022 é superior a um milhão de hectares. A produtividade estimada é de 2.8 quilos por hectare.

A proporção de lavouras implantadas elevou-se para 80% durante o período. A maior incidência de radiação solar traduziu-se também em melhores condições para as lavouras implantadas anteriormente e que apresentavam um aspecto mais amarelado. Foi observado um crescimento mais rápido, e as plantas tomaram um porte mais vigoroso.

Com as condições anteriores de elevada umidade, houve aumento da incidência de plantas invasoras, em especial o azevém, exigindo a antecipação do controle. Com o tempo firme, foram realizadas pulverizações com herbicidas e outros tratos culturais, como adubação nitrogenada em cobertura. Na regional de Passo Fundo, o índice dos cultivos estabelecidos é de 60%.

CULTURAS DE INVERNO

Canola - A estimativa de cultivo de canola no Estado para a safra 2022 é de 48.457 hectares. A produtividade estimada é de 1.885 kg/ha.

Aveia branca - A estimativa de cultivo de aveia branca no Estado para a safra 2022 é de 392.507 hectares. A produtividade estimada é de 2.217 kg/ha.

Cevada - A estimativa de cultivo de cevada no Estado para a safra 2022 é de 36.727 hectares. A produtividade estimada é de 2.958 kg/ha.

OLERÍCOLAS

Alho - Na região de Passo Fundo, as condições de clima seco e menor umidade nos solos reuniram condições para desencadear o início do plantio da cultura, que deverá se estender nas próximas semanas; o plantio é todo manual.

Cebola - Na regional de Passo Fundo, os canteiros semeados estão em fase vegetativa, entretanto, apresentam problemas fitossanitários decorrentes da ocorrência de fungos, esta provocada pelo excesso de umidade e pelas chuvas em junho. Foi iniciada a semeadura nas áreas cultivadas no sistema de plantio direto no solo.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais