Fórum Nacional da Soja aborda questões de produtividade e de cenário econômico
Evento já está consolidado dentro da programação da Expodireto
Durante o 27º Fórum Nacional da Soja, que aconteceu no Auditório Central do Parque da Expodireto, os painelistas apresentaram informações relativas à produtividade, qualidade das sementes, mercado internacional, dentre outros tópicos.
O primeiro painelista foi o professor e pesquisador da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Paulo Dejalma Zimmer. O palestrante tratou da questão da qualidade das sementes, que incide diretamente na produtividade da lavoura. Segundo ele, além da qualidade da semente, outros aspectos técnicos devem ser levados em consideração, especialmente no preparo do solo e na semeadura. Para o pesquisador, o conhecimento de manejo, programa de nutrição e proteção da planta são essenciais para uma boa produtividade.
O cenário econômico também foi abordado no 27º Fórum Nacional da Soja. De acordo com Pedro Lutz Ramos, gerente de análise econômica do Sicredi, o panorama da economia mundial não apresenta grandes mudanças, considerando que as principais economias da Europa, fortemente atingidas pela crise de 2010, têm previsão de crescimento modesto para este ano.
Ramos também demonstrou que a China, que vinha tendo crescimento de até 9% ao ano, passa por um momento de readaptação e deve registrar um crescimento mais moderado no país que mais importa commodities no mundo. Segundo ele, após o período de crise, seria necessário que os Estados Unidos, conhecidos pelo protecionismo às commodities produzidas, reduzissem os subsídios do governo aos produtores, uma vez que a situação está bastante estável.
Comentários