Condições climáticas favorecem plantio da soja em Marau
Tecnicamente bem equipado, o agricultor do município deve concluir plantio até o final de novembro
Apesar do grande volume de chuva, o panorama agrícola em Marau se mantém favorável. A previsão anunciada por meteorologistas confirmam perspectiva favorável para o plantio e colheita de culturas como o trigo, milho e soja, o que motivou os agricultores a retomarem o otimismo. É o que afirma o engenheiro agrônomo, Solimar Sandri. Tecnicamente bem equipado, o produtor rural de Marau barganha valor também no que tange à celeridade do processo de plantio e colheita. Conforme Sandri, sócio-proprietário da Agropecuária Parceria e Parceria Cereais, nem os fenômenos meteorológicos que ocorreram de forma acentuada no fim de outubro e início de novembro, podem representar prejuízos às lavouras do município que apresenta potencial produtivo favorável.
Embora em área reduzida, o trigo já está em fase de maturação em Marau, se encaminha para final do ciclo e a colheita deve inicia nos próximos dias. Também o milho, que ocupa área menos expressiva que a soja, mas é uma cultura importante para o município, apresenta condições favoráveis para rentabilidade.
O destaque fica por conta da cultura de soja. Com cerca de 30% da área total já plantada, as lavouras do grão provocam boas expectativas entre os produtores. Segundo Sandri, além do equilíbrio climático, o agricultor conta com bom maquinário para a garantia de um plantio mais célere. “Isso pressupõe que até o final do mês o plantio seja 100% concluído”, afirma o agrônomo. Ouça a entrevista no player de áudio.
Comentários