Fetag e Frente Parlamentar da Agricultura Familiar buscam soluções para o crédito fundiário
Encontro será na manhã desta terça-feira, 08/05
Presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, o deputado Heitor Schuch (PSB/RS) estará reunido nesta terça-feira, 08/05, às 11h, em Brasília, com o diretor de Agronegócio do Banco do Brasil, Marco Túlio Moraes da Costa, para tratar do atraso no crédito fundiário. O objetivo é cobrar o início imediato das operações do financiamento para compra de terra aos agricultores familiares. O presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, também participará da audiência.
Aguardada com expectativa em todo o pais, a retomada do Programa Nacional de Crédito Fundiário dependia da regulamentação das novas regras, que haviam sido anunciadas pelo governo em junho do ano passado e regulamentadas em fevereiro, após muita pressão das entidades e lideranças do setor. Desde lá, no entanto, não houve avanços e as operações seguem paradas.
Entre as principais mudanças previstas está a ampliação dos tetos, em especial o de financiamento que passou de R$ 80 mil para R$ 140 mil; três novas linhas de acesso; e o prazo para pagar a terra, que agora é de 25 anos. Também estará em pauta a questão dos descontos para pagamento do Pronaf, garantidos na Lei do Funrural (13.606), cujos adimplentes podem ter rebate de até 80% na liquidação dos financiamentos de investimento contratados até 2015.
Comentários