Clima tende a ser favorável para as culturas de inverno neste ano
Baixar ÁudioSe preferir, ouça este conteúdo no player de áudio da matéria
Foto: Reprodução/Canva
O Fenômeno La Niña deve seguir ativo até o final do outono, com a tendência de diminuição nos índices de chuva a partir do final de abril. A informação é do agrometeorologista Gilberto Chunha, pesquisador da Embrapa Trigo de Passo Fundo.
Em entrevista para a Tua Rádio Alvorada, ele explicou que os índices pluviométricos, registrados até o momento, foram satisfatórios para compensar as perdas hídricas do solo, provenientes da estiagem do verão. Porém, os mananciais ainda necessitam de mais água. Já o inverno, revela Cunha, deverá ter uma série de fentes frias com chuva e frio dentro da média da região.
Os prognósticos favorecem os plantios de trigo, aveia, cevada, triticale e canola - os mais tradicionais da região para o período. O pesquisador lembra que a Embrapa integra um grupo de entidades que incentiva os plantios de inverno para o aproveitamento da terra, do maquinário e do conhecimento do produtor, visando uma segunda safra e, consequentemente, mais lucratividade no campo.
Os grãos, como explica Cunha, além de destinados a exportação podem ter foco na integração lavoura-pecuária, com uso na alimentação animal. O agrometeorologista lembra, ainda, a importância dos plantios dentro do zoneamento agrícola de risco climático e do seguro rural.
Comentários