Produção de leite em Gentil quase dobra em cinco anos
Baixar ÁudioSe preferir, ouça este conteúdo no player de áudio da matéria
Foto: Reprodução/Canva
Ao contrário da realidade verificada em nível estadual, onde o número de famílias na atividade leiteira caiu, em Gentil a produção de leite vem crescendo. A constatação é da Agel - Associação Gentilense de Leite. A entidade, nascida em 2016, viu o número de associados - e a produtividade média dos rebanhos, quase dobrar nestes cinco anos.
Gustavo Pressi, integrante da associação, revela que os trabalhos iniciaram com 27 associados e hoje são 46 podendo chegar até 50. Com a criação da Agel, implantou-se também no município, o Produleite. Trata-se de um programa que oferece uma série de incentivos aos produtores, desde a correção do solo, atendimento veterinário, melhoramento genético até apoio na sucessão rural familiar.
O incremento na atividade, conforme Pressi, subiu de quase três milhões de litros para mais de sete milhões de litros ao ano. Quando somados todos os produtores gentilenses – associados da Agel ou não, a quantidade de leite produzido em um ano, chega a quase 15 milhões. Além de não baixar o número de famílias na atividade, no último ano houve o ingresso de mais três propriedades que passaram a trabalhar com o leite.
A entrevista na íntegra está disponível em podcast aqui no site.
Comentários