SOS Agro RS realiza ato nesta quinta-feira em Porto Alegre
Baixar ÁudioMobilização de produtores rurais é precedida por uma série de atos em vários municípios
Criado após as enchentes de maio, que causaram danos também no setor produtivo do Rio Grande do Sul, o movimento SOS Agro RS realiza um ato nesta quinta-feira, 08/08, em Porto Alegre. A ideia é reunir máquinas agrícolas no Parque Harmonia e, por isso, a ação vem sendo chamada de tratoraço. Além da movimentação na capital, ações já vêm ocorrendo em vários municípios, precedendo o grande ato.
De acordo com Lucas Scheffer, um dos idealizadores do SOS Agro RS, a intenção é mobilizar mais de 10 mil pessoas em Porto Alegre e, também, reunir entre 300 a 500 veículos agrícolas. Os comboios já estão rumando para a capital e o ato tem o acompanhamento dos órgãos de segurança. O protesto tem abertura oficial às 10h, na Casa do Gaúcho, no Parque Harmonia. Segundo Scheffer, estaria confirmada a presença do governador Eduardo Leite e de outros políticos.
A intenção do movimento, que se declara apartidário, é chamar a atenção para as dificuldades enfrentadas pelos agropecuaristas gaúchos em consequência das extremidades climáticas - tanto as estiagens como os casos de excesso de chuvas dos últimos anos. O grupo reivindica ações imediatas do governo federal, que não estariam contempladas na Medida Provisória mais recente. Entre os temas defendidos estão, por exemplo, a prorrogação do valor residual em operações do Proagro ou Seguro Agrícola e a anistia total das parcelas residuais para perda total do bem financiado.
Ouça a entrevista de Lucas Scheffer, concedida ao Programa A Hora do Agricultor, clicando no player de áudio
Comentários