Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Começa, em Não-Me-Toque, a 17ª Expodireto

por Camila Agostini

Abertura oficial teve a presença do Governador José Ivo Sartori

Foto: Divulgação

O agronegócio brasileiro é o grande destaque da semana. Com o início da 17ª Expodireto Cotrijal, o Brasil e muitos países do mundo mantém os olhos voltados para Não-Me-Toque.
A feira, realizada desde 2000 pela Cotrijal, terá a presença de mais de 530 expositores das áreas de máquinas e implementos agrícolas, produção vegetal e animal, serviços e pesquisa, apresentando lançamentos e tecnologias para todos os tipos e tamanhos de propriedades.

A programação iniciou nesta segunda-feira, 07/03, e segue até sexta-feira, 11/03. O primeiro dia da feira foi marcado pela cerimônia de abertura que teve a presença do Governador do Estado, José Ivo Sartori, e André Nassar, representando a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu.
“Estamos otimistas, pois concluímos rapidamente a comercialização dos espaços na feira e há empresas esperando uma oportunidade para os próximos anos. Além disso, temos a expectativa de mais uma grande safra, o que favorece os negócios e a visitação”, avalia o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica.

Mais de 70 países já confirmaram presença e assim como em anos anteriores, um espaço será preparado para recepcionar esses visitantes. O “International Point” terá novidades, com uma programação mais abrangente e com o objetivo de aproximar os visitantes estrangeiros dos agricultores locais.

A África deve mais uma vez ter grandes delegações na Expodireto Cotrijal. Argélia e Moçambique estarão entre os países estreantes. A Argélia inclusive já confirmou a presença de importadores e do seu embaixador. Nigéria e Angola, que tradicionalmente vêm para a feira, também confirmaram presença.

A feira também é reconhecida como palco de debates de importantes questões para o agricultor e pecuarista e neste ano mais uma vez vai sediar os fóruns e encontros que visam buscar soluções para os diversos setores do agronegócio. Um dos temas que será debatido é o seguro rural.

Na produção vegetal são cerca de 50 lotes dos canteiros experimentais e inovações nas áreas de sementes, defensivos e fertilizantes e abrigam também os setores de pesquisas do agronegócio brasileiro, está entre os destaques.

Na produção animal, serão 64 expositores de nutrição e genética e exposição de equipamentos com alta inovação tecnológica, entre área interna e externa, além da tradicional exposição de animais.

No Espaço da Família Rural, o Pavilhão da Agricultura Familiar terá 43 expositores a mais do que no ano passado e o Recanto Temático será reativado, mostrando o trabalho de 60 anos da Emater/RS-Ascar. No Espaço da Natureza Cotrijal, o foco será a reciclagem, com trabalhos mostrando que como reaproveitar materiais que normalmente vão para o lixo e também os artefatos produzidos com as embalagens vazias de agrotóxicos retornáveis.

A Rádio Alvorada fará cobertra, ao vivo, na feira, nesta terça-feira, 08/03, e tabém na quinta-feira, 10/03.

No player de áudio, ouça entrevistas concedidas ao repórter Nayan Franco, da Rádio Cristal, de Soledade.

Informações: Assessoria de Comunicação Expodireto Cotrijal 2016

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais