Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Com clima favorável, plantio de milho avança no Estado

por Ana Lúcia Jacomini

Na região de Passo Fundo, área plantada chega aos 80% segunda e Emater

As culturas de verão tiveram aumento na área semeada, segundo a Emater
Foto: Emater RS

Devido à melhora nas condições meteorológicas dos últimos dias, com o retorno da umidade no solo em níveis apropriados, as culturas de verão tiveram aumento na área semeada pelo Estado. De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater, a área semeada de milho já atingiu 75% no Rio Grande do Sul. Em municípios como Erechim, Ijuí, Passo Fundo e Santa Rosa, o plantio do milho ultrapassa os 80%.

Com o regime de chuva regularizado e as altas temperaturas, houve aceleração no crescimento das plantas nos últimos dias. Algumas lavouras de milho já estão entrando no período de floração (início), fato que atinge 3% do total semeado no estado. As áreas atingidas pelas chuvas recuperaram o potencial produtivo da cultura. Os produtores continuam controlando as ervas daninhas e aplicando adubação nitrogenada em cobertura.

O período também foi favorável para os trabalhos com a soja. Segue em andamento a dessecação e o preparo das áreas para o plantio, o qual deverá se intensificar nas próximas semanas se as condições meteorológicas permitirem. No momento, a área semeada atinge 9% do total projetado.

GRÃOS DE INVERNO

A colheita do trigo tem continuidade sem maiores contratempos, alcançando 35% da área semeada na safra 2017. Nesse sentido, recente levantamento sobre a área efetivamente plantada registrou uma diferença de cerca de 30 mil hectares em relação à projeção inicial de 728 mil hectares. Essa redução é fruto de condições climáticas desfavoráveis, que impediram o plantio em período recomendado, ou da impossibilidade de replantio por perdas no início do processo.

Devido às intempéries ocorridas neste ano, ao longo do ciclo da cultura, é grande a variabilidade nas produtividades das lavouras colhidas até o momento, o que dificulta uma aferição precisa. No geral, essas têm se mostrado abaixo das estimativas iniciais, assim como é baixa a qualidade final do produto retirado das lavouras. O grão colhido, em sua maioria, apresenta qualidade abaixo do padrão estabelecido para a indústria.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais