Chuva dá alívio aos produtores de milho da região
Ouça a entrevista com Cláudio Doro, da Emate Regional, no player de áudio
Foto: Reprodução/maissoja.com.br
Uma forte chuva atingiu o Rio Grande do Sul na quarta-feira, 05/10, especialmente na região de Santa Rosa, onde foi registrado granizo de grande intensidade. Aqui no Planalto Gaúcho, a chuva foi comemorada por produtores rurais, especialmente por aqueles que já plantaram o milho primeira safra. A informação é do assistente técnico de culturas da Emater Regional, Cláudio Doro, que explica a necessidade de chuvas semanais, neste momento da cultura.
A área plantada com milho aumentou 9% na região de abrangência da Emater de Passo Fundo. No estado como um todo, a elevação foi de quase 8%. Conforme Doro, essa realidade se deve a três fatores: o preço pago pela saca que subiu consideravelmente nos últimos meses, o clima favorável do último período que permitiu uma boa produtividade e a soma desses dois itens, que garantiu a lucratividade do produtor.
Apesar disso, o Rio Grande do Sul continua com déficit de milho. O grão deve seguir sendo comprado de estados do centro-oeste e do Paraná ou importado da Argentina. Ainda de acordo com Doro, a elevação na área plantada com milho não significa redução no plantio de soja. Isso porque o Estado aumentou suas fronteiras agrícolas e o grão será plantado também na Zona Sul, onde a predominância era do arroz. O aumento na área plantada com soja na próxima safra será de 0.9%.
Comentários