Coasa integra comitiva de cooperativas brasileiras que esteve no Chile
Objetivo foi discutir inovações e estratégias para o setor
No final de outubro, o gerente comercial da Coasa, Gustavo Decesaro, esteve em Santiago, no Chile, participando do programa Cooper UP Acelera 2024, promovido pela UPL Brasil. A missão internacional reuniu representantes de diversas cooperativas brasileiras e especialistas do setor, com o objetivo de discutir inovações e estratégias de aceleração para o desenvolvimento cooperativo.
Na oportunidade, foi feita uma imersão na Escola de Negócios da Universidade Adolfo Ibáñez - UAI, a mais antiga do Chile, fundada em 1953. A instituição é referência no cenário acadêmico chileno e destaca-se por seu foco em empreendedorismo. Para a comitiva, foi criado um programa exclusivo, que buscou compartilhar conhecimentos a partir de novos modelos de negócios e de tecnologias para o setor agro.
A intenção foi apresentar linhas de estudos que podem vir a ser replicadas no dia a dia das cooperativas. “Foram cinco dias de uma experiência enriquecedora, marcada pela troca de conhecimentos e experiências com renomados professores e colegas de diversas cooperativas do Brasil”, avaliou o gestor. Segundo ele, durante o evento foram identificadas diversas similaridades e desafios comuns entre as cooperativas participantes, embora as realidades regionais e culturais distintas.
Para a Coasa, participar de atividades como esta tem como meta ampliar conhecimentos para promover um desenvolvimento cada vez mais sustentável e eficiente para os associados. “Me chamou a atenção o reconhecimento internacional do agronegócio brasileiro, especialmente entre os chilenos, que nos veem como uma referência na produção de alimentos para o mundo. Acredito que o maior desafio, agora, é transformar esse aprendizado em ações concretas dentro da nossa cooperativa”, revela Decesaro.
Comentários