Poda dos pessegueiros prossegue nas regiões produtoras
Informativo Conjuntural da Emater também avalia situação a campo das culturas de inverno
No Estado, os produtores de pêssego seguem realizando a poda - que está sendo finalizada. Além disso, os produtores realizam os controles fitossanitários necessários para evitar doenças. A informação é da Emater, através do mais recente Informativo Conjuntural. A possibilidade de geadas ainda preocupa os produtores cujos pomares tiveram o florescimento antecipado devido às condições climáticas.
O documento também detalha a situação das lavouras de inverno. No trigo, a estimativa de área para a safra atual é de aproximadamente 1,5 milhão de hectares. A semeadura se encaminha para a conclusão, chegando a 99%. A aveia branca tem área de cultivo estimada nesta safra 2023 em mais de 365 mil hectares e a produtividade está estimada em 2.3kg/ha. A cultura, de modo geral, segue se desenvolvendo dentro da normalidade. Contudo, em algumas áreas, observa-se o aumento da incidência de doenças foliares. E a cevada tem estimada uma área de cultivo de aproximadamente 37 mil hectares. A cultura tem apresentado bom desempenho.
Sobre a bovinocultura de corte, a entidade detalha que em diferentes regiões, os rebanhos bovinos exibem variações no estado corporal. Há registro satisfatório de ganho de peso dos animais em pastagens de aveia e azevém, enquanto os animais mantidos em campos nativos apresentam baixo escore corporal devido à escassez de forragem. As fases predominantes são a de gestação das matrizes e o desmame dos terneiros. O cenário de comercialização enfrenta desafios em razão da baixa demanda do mercado, mas há perspectivas de aumento na busca por animais de reposição.
E, por fim, as condições climáticas da próxima semana indicam variações de chuva e temperatura no RS. Até este domingo, 06/08, o tempo é firme e com temperaturas elevadas. Na segunda-feira, 07/08, a propagação de uma frente fria provocará chuva em todo o estado, com possibilidade de temporais isolados. Na terça e quarta-feira, a nebulosidade seguirá predominando, e deverão ocorrer pancadas de chuva na maioria das regiões. Também é previsto o ingresso de ar frio que provocará o declínio das temperaturas em todo Rio Grande do Sul. Os volumes previstos deverão oscilar entre 20 e 35 mm na maioria das áreas.
Comentários