ABPA se mantém confiante quanto a exportação de carne para países árabes
Se preferir, ouça este conteúdo clicando no player de áudio
Foto: Arquivo Pessoal/ABPA
Em entrevista para a Tua Rádio Alvorada, o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal – ABPA, o marauense Francisco Turra, afirmou estar mais tranquilo com o recuo do presidente brasileiro de não transferir a embaixada do Brasil em Israel, de Tel Aviv para Jerusalém, como havia comentado em campanha. Segundo ele, o escritório anunciado por Bolsonaro, é algo comum e não é visto como ameaça às exportações de carne para o mundo árabe, por enquanto.
A importância do mercado árabe é imensurável para o Brasil, já que o país é o maior produtor de alimentos halal do mundo, segundo Turra. Trata-se de uma técnica de abate que respeita os rituais islâmicos, mediante certificação. Uma das plantas frigoríficas que exporta para os países árabes é a BRF de Marau. No ano passado, destaca o gestor, o Brasil exportou cerca de R$ 3 bilhões para os países árabes. Isso corresponde a mais de 50% do total de exportações de frango brasileiro.
Ainda sobre este tema, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, confirmou que irá se reunir, na próxima semana, com 51 embaixadores de países árabes para confirmar a intenção do governo brasileiro de intensificar parcerias comerciais com a região.
Comentários