Aumenta o número de pedidos de seguro rural em Marau
Baixar ÁudioSe preferir, ouça este conteúdo no player de áudio da matéria
Foto: Reprodução/agronovas.com.br
Mais de 60 pedidos de seguro rural já foram vistoriados e encaminhados através da Emater de Marau para as instituições financeiras. O número pode subir até o final da semana, pois novas vistorias estão sendo feitas nestes dias. Conforme a extensionista Simone Busnello, as perdas que antes eram verificadas nas lavouras de milho, agora atingem também a soja. Há registros de prejuízos em todas as comunidades rurais do município.
De acordo com a profissional, os produtores estão em alerta também para a questão do abastecimento nas propriedades e para a disponibilidade de água para os animais. Novas chuvas foram registradas em Marau nesta quarta-feira, 05/01, porém, as precipitações se apresentam irregulares. A Defesa Civil está monitorando a situação. Se preferir, você pode ouvir este conteúdo clincando no player de áudio desta matéria.
A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento vai visitar o Rio Grande do Sul na próxima semana. A informação foi dada pela titular da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti, que se reuniu virtualmente com Tereza Cristina, nesta quarta-feira, 05/01. Ela deverá percorrer as regiões atingidas pela estiagem. Na ocasião, a secretária pretende insistir na ampliação do prazo para semeadura da soja dentro do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), cujo limite se esgotou em 31 de dezembro.
Isso porque muitos produtores gaúchos não conseguiram finalizar o plantio da soja e outros precisam replantar a oleaginosa. Somente produtores que plantam dentro da janela oficial do zoneamento é que têm acesso ao seguro rural. Silvana Covatti também deve defender os pedidos encaminhados pelas entidades do setor primário, de prorrogação para pagamento de dívidas e auxílio emergencial para agricultores.
Comentários