Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Associados da Apimar se reunem para definir questões ligadas à comercialização do mel

por Ana Lúcia Jacomini

Até março é preciso um posicionamento quanto as adequações à legislação sobre produtos de origem animal

Entidade possui, atualmente, 34 associados
Foto: Arquivo/tuaradio

Os mais de 30 sócios da Apimar - Associação dos Apicultores de Marau, estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira, 04/01, para definir o futuro da entidade, especialmente no que diz respeito à continuidade da comercialização do mel com selo da entidade, que, no atual modelo, necessita adequações e adesão ao SIF - Serviço de Inspeção Federal.  

Matias Tedesco, da Emater, explica que o impasse ocorre porque a Casa do Mel, quando de sua construção, foi erguida em Camargo para atender a um grupo de municípios que integra, ainda, Marau, Vila Maria, Gentil, Santo Antônio do Palma e Nova Alvorada. Desta forma, embora tenha selo de procedência, o mel comercializado não possui a certificação do Ministério da Agricultura. Já houve apreensões, segundo ele.

Uma das alternativas, segundo Tedesco, seria legalizar a Casa do Mel pelo SIM – Serviço de Inspeção Municipal de Camargo, e os demais municípios aderirem a prática de boa vizinhança, aceitando por um tempo, o mel inspecionado naquele município, que se comprometeria a cumprir tudo aquilo que determina a legislação sobre produtos de origem animal. Outra possibilidade, seria construir um novo estabelecimento, em Marau, com adesão ao SIM por este município, com comercialização apenas local. O prazo para uma decisão é o mês de março.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais