Programa visa aumento de 20% na renda dos agricultores familiares
Ação será realziada em todos os municípios gaúchos
Com o propósito de gerar indicadores sobre a evolução das condições sociais, econômicas e ambientais das propriedades rurais, especialmente no que se refere à utilização dos recursos naturais, racionalização da mão de obra e do uso de insumos externos à propriedade, qualificando o saneamento básico rural e promovendo o aumento de 20% na renda das famílias e a gestão integral da propriedade rural, foi lançado o Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar.
O Programa da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) será executado pela Emater/RS-Ascar e beneficiará, em quatro anos de atividades, cerca de 40 mil famílias de agricultores e pecuaristas familiares do Rio Grande do Sul. A intenção é criar 900 Unidades de Referência Técnica (URT) no Estado, com a meta de que seus resultados sirvam como referência para promover a gestão e adequação socioeconômica e ambiental dos estabelecimentos rurais familiares.
Por meio do processo de projetar, monitorar e avaliar os sistemas de produção o Programa ainda pretende inovar a forma de atuação dos técnicos da Extensão Rural, gerar referências técnicas, econômicas, sociais e ambientais. Informações que deverão qualificar o processo de tomada de decisão, contribuir com a criação de políticas públicas, aumentar a renda e a inclusão social e produtiva das famílias rurais, assim como criar condições efetivas para viabilizar a questão sucessória dos jovens nas propriedades rurais, diminuindo o êxodo rural.
Os beneficiários do Programa serão selecionados nos 495 municípios de atuação da Emater/RS-Ascar, em processo que acontecerá em três etapas. Na primeira serão feitos os diagnósticos produtivo, ambiental e econômico das unidades de produção familiar. Em seguida, será realizado o planejamento da propriedade rural, respeitando os objetivos de cada família e, na terceira fase, será desenvolvido o plano de gestão a curto, médio e longo prazos para cada uma das famílias beneficiadas. O Programa envolve ainda a capacitação de mais de 1.200 técnicos da Extensão Rural e a implantação de 20 mil planos de gestão.
Comentários