Comissão organizadora alinha os últimos detalhes para o 48º Dia Estadual do Porco
Neste ano o evento acontece em Charrua e artistas de Marau estarão participando da programação
Foto: Reprodução/Canva
Com a contagem regressiva já iniciada para o 48º Dia Estadual do Porco, a comissão organizadora está alinhando os últimos detalhes para o evento que deve reunir cerca de mil pessoas no dia 26 de julho no município de Charrua. Formada por membros da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul - Acsurs, e da Prefeitura Municipal de Charrua, a comissão promete inovações para a programação do evento, que já é tradicional no estado gaúcho.
A primeira delas, são as palestras que devem trazer para o debate reflexões sobre o papel do suinocultor, sobre o aumento do consumo de carne suína e sobre a importância da mulher no agronegócio. “Nesta edição, optamos por diversificar os temas debatidos e trazer conteúdos focados mais na reflexão. Para isso, teremos o apoio do Iuri Pinheiro Machado e da Teodora Berta Souilljee Lütkemeyer, que desenvolvem trabalhos espetaculares em prol do setor e tem muito conteúdo a compartilhar”, complementa Valdecir Luis Folador, presidente da associação
O município anfitrião recebe o evento pela primeira vez. “Queremos proporcionar uma experiência única aos profissionais do setor suinícola, afinal, o evento é feito e pensado para cada um deles. Dessa forma, nos dedicamos e pensamos em cada detalhe, para que todos levem daqui, apenas lembranças boas”, ressalta o vice-presidente da Associação de Produtores de Suínos de Charrua, Jean Fontana.
O cardápio servido no almoço também deverá ser um diferencial. Os destaques serão os cortes de picanha, copa lombo e barriga suína com pele, que serão acompanhados por molhos especiais e clássicos como arroz, mandioca e saladas. Durante o almoço, o público presente poderá acompanhar uma apresentação de voz e violão, com a dupla de Marau, Doug Wils. Já a partir das 15h30, inicia o show com o Grupo Manotaço.
Programação Competa
7h30 | Recepção com café da manhã e confraternização entre os profissionais da suinocultura
9h | Solenidade de Abertura
10h30 | Palestra: “Crescimento do consumo de carne suína no Brasil: Qual o papel do produtor nesta conquista?”, com Iuri Pinheiro Machado, médico veterinário, mestre em ciências veterinárias, consultor da ABCS, e ex-Presidente da Comissão Nacional de Aves e Suínos da CNA.
11h15 | Palestra: “Uma Pauta Propositiva para as Mulheres do Agro”, com Teodora Berta Souilljee Lutkemeyer, Coordenadora da Comissão das Mulheres do Agro da FARSUL e Presidente do Sindicato Rural de Não-Me-Toque.
12h15 | Almoço à base de carne suína e apresentação de voz e violão com Doug Wils.
15h30 | Show com o Grupo Manotaço
Comentários