Diretor da Somar Meteorologia apresenta projeções de cenários futuros com foco na agricultura
Se preferir, ouça este conteúdo clicando no player de áudio
Foto: Luiz Carlos/Tua Rádio
Paulo Etchichury, diretor da Somar Meteorologia, esteve em Marau no sábado, 30/06. No evento de lançamento do Plano Safra do Sicredi Aliança RS/SC, ele palestrou sobre as influências do clima, em momentos de decisão como os que precedem um novo período agrícola. O meteorologista lembra que o clima é a variável não controlável, apesar de toda a tecnologia existente no segmento rural.
Para os produtores presentes, ele detalhou as projeções de cenários futuros, antecipando a tendência de El Niño, o que para a agricultura tem dois vieses: um preocupante - que é a probabilidade de chuvas em elevado grau no final da safra de inverno, e um favorável - especialmente para as lavouras de verão, já que a probabilidade estiagens se tornam menores. Ouça a entrevista concedida por Etchichury, no player de áudio.
O diretor da Somar Meteorologia acrescenta que acompanhar os prognósticos, pode ajudar a amenizar os efeitos dos riscos associados ao clima. Com a informação da meteorologia, segundo ele, o produtor pode ajustar a atividade e o manejo. “O agricultor não pode mais ser pego de surpresa por questões climáticas”, defende, explicando que embora a imprecisão ainda exista, os modelos numéricos da atualidade apresentam um elevado grau de confiabilidade na ciência meteorológica.
Comentários