Gestão Sustentável da Agricultura Familiar deve beneficiar mais de 400 famílias na região de Passo Fundo em 2017
Programa do governo gaúcho norteia trabalho na propriedade rural
A Emater já iniciou o trabalho de visitação às propriedades através do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar. O convênio com o Governo do Estado se estende para todos os municípios do estado, entre eles, os 40 que fazem parte da região de abrangência do escritório regional de Passo Fundo. Em 2016, 50% das famílias sensibilizadas aderiram ao processo que norteia os trabalhos na propriedade rural. As informações são do gerente adjunto da regional, Dartagnan Luiz Vechi - ouça no player de áudio.
O objetivo do programa é promover o desenvolvimento sustentável por meio da gestão integral, incentivando o protagonismo da juventude, a autonomia das mulheres rurais e a geração de renda, tendo como principais ferramentas de apoio, os programas e políticas públicas gaúchas. Segundo o gerente, equipes municipais realizam as reuniões e a meta é que, em 2017, mais de 800 famílias sejam novamente sensibilizadas e, dentre essas, 405 sejam atendidas.
O programa tem três etapas. Inicialmente, é realizado um diagnóstico produtivo, ambiental e econômico nas unidades de produção, com avaliação de receitas, custos e o capital social e ambiental. Em um segundo momento, é feito o planejamento da propriedade rural em relação aos aspectos ambiental, social e econômico, respeitando os objetivos da família e registrando o marco zero por meio de indicadores pré-estabelecidos. Posteriormente, é desenvolvido um plano de gestão de curto, médio e longo prazos para a unidade de produção familiar. Os interessados em participar do programa devem procurar o escritório municipal da Emater.
Comentários