Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Estado homologa situação de emergência de Marau

Baixar Áudio por Ana Lúcia Jacomini

Soja apresenta perdas consolidadas de 35%

Camargo foi um dos municípios que decretou emergência devido às grandes perdas na agricultura
Foto: Reprodução/PM Camargo

 O Governo do Estado aceitou o pedido de situação de emergência do município de Marau. A homologação foi publicada nesta semana. Agora, Defesa Civil e Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural atuam no encaminhamento de documentos para o governo federal. A partir do aceite da União, Marau passa a estar apto a receber recursos de programas e projetos de auxílio aos produtores rurais e a população como um todo, que sofre as consequências da falta de chuva e do déficit hídrico.

De acordo com dados do escritório municipal da Emater, o milho apresentou perdas de 50% nesta safra. Esse índice é menor do que o registrado no ano passado, quando os danos chegaram a até 90% em algumas regiões, pois a estiagem durou mais dias e começou mais cedo.

A soja – principal cultura de verão no município, contabiliza perdas consolidadas na faixa dos 35%. As lavouras mais prejudicadas segundo a engenheira agrônoma Edivane Ferro, que chefia a entidade, são as do cedo, que enfrentaram cerca de 45 dias sem chuvas no período de enchimento de grãos. Essa soja, explica ela, já está sendo colhida e apresenta tamanho menor que o padrão. Os produtores já estão acionando o seguro.

Por outro lado, as lavouras de resteva, semeadas mais tarde, estão se recuperando a partir das chuvas das últimas semanas. Se o padrão do clima seguir normalizado, essa soja conseguirá encher o grão e a safra poderá ser considerada razoável. Além de Marau, os municípios da região também decretaram situação de emergência.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais