Último mês para encaminhar a Declaração Anual de Rebanho
Documento é obrigatório para quem trabalha com sistema de produção animal
Foto: Reprodução/Canva
Encerra no dia 31 de outubro o prazo para os produtores rurais encaminharem a Declaração Anual de Rebanho. De acordo com Maurício Flores, que chefia a Inspetoria Veterinária e Zootécnica de Marau, a atualização cadastral está mais completa neste ano, com informações mais detalhadas sobre a propriedade rural e os sistemas de produção animal, o que torna a declaração mais extensa. Por isso, explica o médico veterinário, não é aconselhável que seja protelada até a última hora.
A declaração precisa ser feita por quem possui animais de produção, como bovinos, suínos, galinhas (frangos de corte, poedeiras e reprodutoras), ovinos, peixes, abelhas, cavalos e outros. Mesmo quem possui poucos animais, para consumo próprio, lazer ou trabalho, deve fazer a declaração. A declaração pode ser entregue de duas formas: o produtor comparece à IVZ e informa verbalmente os dados a serem lançados sendo que, com a opção de geração de senha de produtor online, e assina digitalmente a declaração ou baixa os formulários no site da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, preenche e os entrega na IVZ.
A expectativa é que, no próximo ano, os produtores possam fazer a declaração online, diretamente pelo Sistema de Defesa Agropecuária. A partir de 1º de dezembro, os produtores inadimplentes terão bloqueio do seu cadastro, não sendo possível a emissão de Guias de Trânsito Animal até que sua situação seja regularizada. Os dados captados pela nova Declaração Anual de Rebanho permitirão delinear um perfil mais completo sobre a produção pecuária no Rio Grande do Sul, contribuindo para a manutenção do status sanitários dos rebanhos do Estado ao fornecer subsídios para as ações dos programas de saúde animal e demais políticas públicas direcionadas.
Comentários