Presidente da ABPA avalia o cenário econômico atual
Turra esteve na Rádio Alvorada nesta terça-feira, 01/09
O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal, Francisco Sérgio Turra, avaliou a situação da economia brasileira, projetando um cenário delicado para o país, nos próximos anos. Ele citou o exemplo de que mais de 40 empresas de Caxias do Sul entraram em recuperação judicial neste ano, e a expectativa é de que muitas fechem as portas.
Conforme Turra, a indústria que até pouco tempo atrás era responsável por 18% do PIB brasileiro, oferta agora 12%. Com a desindustrialização, muitos produtos precisam ser importados, o que encarece o preço para o consumidor final e, além disso, há queda no mercado de trabalho.
Por outro lado, em relação ao setor de aves e suínos Turra, afirmou que o momento é de avanços, inclusive com a abertura de novos mercados aliados a projeção de crescimento em toda a cadeia produtiva. "A suinocultura e a avicultura vão bem e o leite, por exemplo, se a cadeia se arrumar, irá bem", afirma ele. Ouça a entrevista no player de áudio.
Nesta quarta-feira, 02/09, Turra participa do Fórum Itinerante do Agronegócio Brasileiro na Expointer, no Auditório da Administração do Parque Assis Brasil, em Esteio. O evento reúne nomes que estiveram à frente do Ministério da Agricultura em cenários distintos na história do país: Alysson Paulinelli (1974-1979), Francisco Turra (1998-2000) e Roberto Rodrigues (2003-2006). O fórum é destinado a empresários, investidores, produtores, acadêmicos e formadores de opinião, entre outros interessados no assunto.
Comentários