Canadá vai receber jovens agricultores gaúchos para intercâmbio
As inscrições estão previstas para este segundo semestre de 2024
A presidente da Emater/RS, Mara Helena Saalfeld, esteve no Canadá acertando os detalhes do projeto piloto Young Farmers, que selecionará 15 jovens agricultores do Rio Grande do Sul. Os selecionados farão um intercâmbio com famílias canadenses, para trocar experiências e conhecer práticas inovadoras de produção agrícola adaptáveis à sua realidade.
Durante a viagem, a presidente visitou propriedades em Vancouver e Kelowna, que receberão os jovens, além da Seymour Education Learning Center (Selc), escola onde os alunos vão ficar vinculados. Ela também conheceu e selecionou as propriedades participantes, considerando a diversidade, incluindo bovinos de leite e corte, maçã, apicultura, piscicultura e vitivinicultura, entre outras.
“As propriedades são de agricultura familiar e têm muitas possibilidades de servirem de modelo para os jovens levarem para suas propriedades no Rio Grande do Sul”, afirma. As tratativas deste projeto iniciaram pela Diretoria Técnica da Emater/RS no ano de 2022. Para a realização, está envolvido ainda o Consulado do Canadá no RS.
Poderão fazer o intercâmbio jovens rurais com idade entre 19 e 25 anos, que tenham concluído o curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural, promovido pela Emater/RS nas regiões administrativas de Caxias do Sul, Erechim, Ijuí, Lajeado, Pelotas, Porto Alegre e Passo Fundo. As inscrições estão previstas para este segundo semestre de 2024.
Outras informações podem ser buscadas nos escritórios municipais da Emater. O período do intercâmbio será de oito meses e meio, com início em novembro de 2024 no Brasil, modalidade online, com aulas de inglês e conclusão em setembro de 2025, no Canadá, com aulas na Selc College, e período in loco nas propriedades.
De acordo com a Emater, a agricultura do Canadá tem adotado cada vez mais práticas sustentáveis, visando à conservação dos recursos naturais e à redução do impacto ambiental. Isso inclui o uso de técnicas de conservação do solo, gestão da água, agricultura de precisão e adoção de práticas orgânicas e de agricultura regenerativa. O Canadá investe significativamente em pesquisa e inovação agrícola.
Comentários