Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
10:00:00
Gente Nossa
14:00:00
 
 

História

História da Rádio Alvorada

História da Rádio Alvorada e Rádio Maisnova

A Rádio Alvorada está entre o seleto grupo de emissoras que serve de referência para o setor de radiodifusão do Rio Grande do Sul. Surgiu em 1958, após uma conversa informal no Convento São Boaventura. Esta casa ainda está em atividade há mais de 80 anos e forma jovens para a vida religiosa. Consta na história que a criação da Rádio Alvorada foi ideia um frade que na época havia implantado a Rádio Veranense, em Veranópolis, que expôs aos demais confrades os passos necessários, e como poderia ser feito o uso do rádio pelos Capuchinhos na Região do Planalto. Nesse mesmo ano, o Brasil conquistou o primeiro título mundial no futebol, durante a copa do mundo disputada na Suécia.

O Rádio nesta época tinha programação baseada em música instrumental e músicas do momento, nacionais e internacionais. Os fatos locais eram acompanhados diariamente e transformados em notícias. Já as notícias estaduais, nacionais e internacionais eram feitas através de rádio escuta. A equipe era formada aproximadamente por 12 colaboradores, a maioria com curso superior, não necessariamente da área da comunicação.  A maioria era de   advogados por entender-se, que advogados possuem boa comunicação.

A Rádio Alvorada possuía também programa culturais e programas de auditório, que ainda, nos dias de hoje, são modelos para programas de televisão. Os Monarcas, grupo gauchesco, começou no mundo da música nos programas de auditório da Rádio Alvorada. A exemplo de José Mendes e do próprio Teixeirinha, que também se apresentou nos programas de auditório da Rádio Alvorada.

Na época, Marau estava emancipado há quase cinco anos do município de Passo Fundo. Por isso, inclusive, diz-se que a história da emissora se aproxima da história do município de Marau. Certamente, a história de Marau sempre foi contada pela Rádio Alvorada.

Homero Simon, engenheiro conceituado no setor, foi quem auxiliou na implantação da emissora. A primeira mesa de áudio era uma Telefunken de origem alemã. Para rodar as músicas eram utilizados dois pratos de Long Play Compacto e com três velocidades 33, 45 e 78 velocidades. A transmissão era em AM no prefixo ZYU 82 - 1360 quilos ciclos. O alcance era além-fronteiras, incluindo municípios de Santa Catarina. Isso se deve ao fato de, na época, haver pouca interferência de equipamentos eletrônicos como ocorre nos dias de hoje, em sinais AM.

O meio rádio era dominante na época da fundação da Alvorada. Poucos lugares possuíam aparelhos televisores, que estavam recém surgindo na época. A maioria dos lares possuíam aparelhos de rádio elétricos e a válvula.

Enquanto Marau se preparava para receber a Rádio Alvorada, o mundo começava a se encantar com um garoto de apenas 17 anos chamado de Pelé, conhecido nos dias de hoje como Rei do Futebol. O primeiro passo do processo de criação da Rádio Alvorada foi dado em janeiro de 1958, quando o frei Cyrillo Matiello manteve contato com o Dentel e o Engenheiro Maurício Schermann, para o encaminhamento do projeto.

Frei Jenésio Pereira da Silva – Foi ao Rio de Janeiro (capital na época) falar com o Ministro de Viação e Obras Públicas, Meira. Ele acampou no RJ e não saiu de lá até conseguir a concessão. Foram 33 dias de plantão no ministério até sair de la com a autorização. O acesso ao ministro foi viabilizado pelo deputado Paulo Mincarone.

Em 09 de julho de 1959, foi adquirido um imóvel com 6,150 metros quadrados, onde seriam instalados a torre e transmissores da emissora, na saída para Passo Fundo, loteamento Busnello. No dia 13 de setembro de 1959, foi autorizada, através da portaria 147, a instalação da Rádio Alvorada de Marau com 100 watts de potência.

Nesse período, Frei Jenésio fazia viagens a Capital Porto Alegre de carona com o Dr. Elpídio Fialho, primeiro médico de Marau, que hoje dá nome a Praça Central do município, para comprar discos e formar a discoteca da emissora, com milhares de obras que ficaram na empresa até meados de 2008, quando a informatização já fazia parte do meio radiofônico.

No dia 19 de outubro de 1959 foram feitas as primeiras experiências, veiculando sua primeira mensagem musical, denominada “O Silêncio”, de Nini Rosso. Desse modo, a data acaba sendo o marco histórico da chegada do rádio em Marau.

Enquanto o som da Rádio Alvorada começava a ecoar na região de Marau, outro menino se destacava no cenário nacional: em julho de 1959, o cantor Roberto Carlos foi contratado para gravar o seu primeiro disco pela gravadora Polydor, nos estúdios da Philips, no Rio de Janeiro.  Graças ao pioneirismo da Rádio Alvorada, as canções de Roberto Carlos emocionaram, e talvez ainda emocionam, muitos de seus ouvintes. Roberto Carlos era o artista que mais possuía LPs na discoteca da Rádio Alvorada.

Efetivamente, as atividades da Rádio Alvorada se iniciaram no dia 1° de janeiro de 1960, período considerado de afirmação da democracia pelo voto.  Neste ano, Jânio Quadros e João Goulart foram eleitos para governar o Brasil. A vitoriosa campanha pregava a ética e a moralidade na política, subsídios que serviram para derrubar as velhas oligarquias brasileiras, sendo a de maior expressão, a política do café com leite.

Em 1961, a Rádio Alvorada teve seu nome autorizado pela portaria n°.356B de 28 de novembro de 1961. Até então, a emissora era considerada, perante o Dentel, como filial da Rádio Veranense, de Veranópolis. Nesse período, a Rádio Alvorada teve grande importância para registrar e informar os fatos que marcaram história gaúcha e brasileira. Através de suas ondas sonoras, o então governador do Rio Grande do Sul, Leonel de Moura Brizola, conclamou os gaúchos e comandou a campanha pela legalidade.

Pouco tempo depois, em 1964, houve a intervenção militar no País, período em que a comunicação se tornou mais delicada. Com frequência a Rádio Alvorada recebia a fiscalização do Dentel, Departamento de Telecomunicações. As faixas do LPs que não podiam ser reproduzidas, por exemplo, eram assinaladas.

A Rádio Alvorada também acompanhou fenômenos climáticos com a maior nevasca ocorrida em Marau, no ano de 1965. Pessoas ficaram em casa por quase três dias, em função da quantidade de neve, que chegou a meio metro. O degelo, contam, durou quase uma semana.

Na década de 70, os Festivais Musicais e outros programas entretenimento ganharam um espaço de grande importância na emissora, com participações artistas locais e regionais, reunindo grande público em cada edição no antigo Cine Vogue (atualmente Sicredi)

Anos 90 a Rádio Alvorada 1.360 AM obtém a concessão para instalação de outro canal FM 94.7 que inicialmente se chamou Alvorada FM, depois Kosmos FM e Maisnova FM. A nova marca Maisnova FM chega no ano de 1999, com a formação da Rede Maisnova e Rede Sul de Rádios.

A formação das Redes de Rádios

Em 1999, os Frei Capuchinhos formaram a Rede Sul de Rádios com seis emissoras (Caxias do Sul – Geradora, Lagoa Vermelha, Soledade, Vacaria, Veranópolis, Garibaldi e Marau) padronizando a programação das emissoras AM do grupo (incluindo a Alvorada), criando horários de programação em cadeia, e lançando uma nova marca ao mercado da comunicação Estadual. Ao longo dos anos, a rede cresceu e chegou a ter 11 emissoras integrantes. Em 2015, o grupo mudou seu nome de Rede Sul para Tua Rádio e atualmente tem 10 emissoras na rede.

Depois de 4 anos de trabalho, em processo de migração de canal, em 5 de agosto de 2017, por volta das 15h30, a Tua Rádio Alvorada passa a transmitir também em FM no canal 107.7 FM. Em 28 de fevereiro de 2018, a emissora desliga oficialmente o sinal de 1.360 AM, e mantém apenas o canal 107.7 FM em funcionamento com potência de 3,5 Kilowhats de potência e abrangência de aproximadamente 40 municípios.

Atualmente a Fundação Cultural Alvorada de Comunicações conta com 2 emissoras de rádio (Tua Rádio Alvorada 107.7 FM e Maisnova Marau 94.7 FM), dois portais de informação e entretenimento (tuaradio.com.br e maisnova.com.br) além de canais no facebook, twitter, youtube, etc.

Em 2022, o diretor é Frei Renor Antônio Pegoraro. A Gerência Geral é ocupada por Mauro Matesco. A Coordenação das emissoras é de responsabilidade de Ana Lucia Jacomini e Rosana Costenaro. A Fundação Cultural Alvorada de Comunicações conta com 16 colaboradores e vários parceiros em projetos especiais.

A Tua Rádio Alvorada, ao longo dos 60 anos de operação, teve em sua direção os seguintes freis: Cyrilo Matiello; Camilo Lazarotto; Volmar Malacarne; Nicásio Muraro; Alberto Disarz; Afonso Costela; Aldir Crócoli; Doraci Tartari; Alécio Turcatel; Camilo Bordignon; José Lagni; Edilio José Soliman; Gentil Simonetto e o atual Renor Pegoraro.

Desde sua fundação até os dias de hoje, foram dados muitos e significativos passos para consolidar a Tua Rádio Alvorada como emissora à serviço da comunidade. Quem ouve a Rádio Alvorada de Marau identifica claramente suas características de um veículo de informação e integração local e regional. Isso é resultado do jeito Capuchinho de fazer rádio, baseado na qualificação de sua equipe de trabalho e na atualização técnica de suas estruturas.

A ética está presente no radiojornalismo dessa emissora, que tem a preocupação de debater e informar as melhores alternativas para todos setores que fazem o progresso de Marau e região. Há quem diga que a própria história de Marau, se confunde com a história da Tua Rádio Alvorada. A visão de futuro aproximou a empresa da bandeira em defesa ao Meio Ambiente (ideologia dos Franciscanos Capuchinhos). Com ações e campanhas de conscientização, a Alvorada alerta a sociedade sobre os problemas ambientais e orienta sobre como devemos preservar todas as formas de vida. A emissora também apoia e incentiva o esporte amador e profissional, o entretenimento através da música de qualidade, e marca presença em comunidades rurais e urbanas.

Através do Balanço Social, divulgamos anualmente ao Ministério Público do Rio Grande do SUL (PM/RS) e à Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert) o conjunto de ações sociais desenvolvidas em Marau e região.

Tua Rádio Alvorada – A Rádio do Teu Tempo

Rádio Maisnova – Mais Música, Mais Digital, Mais Você

 

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.