Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
08:00:00
Missa Dominical
08:50:00
 
 

Renovação eclesial

Miguel Debiasi

A Igreja vive o desafio da renovação eclesial. É algo imprescindível para a evangelização da cultura moderna. Atualmente, muitas iniciativas e esforços estão sendo empreendidos nesta tarefa. Contudo, os resultados ainda são insuficientes. A renovação da Igreja só acontece pela mudança de mentalidades, métodos, ações, estruturas, espiritualidades. Eis um desafio de toda a Igreja.

A primeira Exortação Apostólica do Papa Francisco, Evangelii Gaudium, lançada em 2013, foi justamente para convocar o episcopado, o clero, as pessoas consagradas e os fiéis leigos para participar desta tarefa de renovação da Igreja. A Exortação Apostólica inicia falando da alegria que se renova: “convido todo o cristão, em qualquer lugar e situação que se encontre, a renovar hoje mesmo o seu encontro pessoal com Jesus Cristo ou, pelo menos, a tomar a decisão de se deixar encontrar por Ele”.

Para o Papa Francisco a renovação eclesial acontece a partir do encontro com o Evangelho. Quando a pregação e a missão da Igreja são fiéis ao Evangelho superam-se os entraves para a evangelização da atual cultura. A renovação eclesial obedece ao mandato de Jesus: “Ide, pois, fazei discípulos de todos os povos” (Mt 28,19-20). Por isso, o pontífice quer a Igreja “em saída” para que os evangelizadores contraiam o “cheiro de ovelha”. A renovação eclesial tem como alvo a missão de Jesus, algo inadiável para a Igreja.

Com efeito, a renovação eclesial inicia pela vida paroquial. Por isso o Papa Francisco diz que a paróquia “não é uma estrutura caduca: precisamente porque possui uma grande plasticidade”. A renovação eclesial supõe o contato com o povo, com as famílias, com sua organização e formação. A comunidade paroquial é o local de revisão do trabalho de evangelização que não deu fruto suficiente. Por ela é possível tornar as pessoas mais próximas, criar espaços de convivência no espírito cristão orientando a vida das pessoas. Pois se compreende que a Igreja renovada seja capaz de evangelizar todos os ambientes da vida, proporcionando às pessoas a convivência na comunidade eclesial. Ainda que seja um sonho chegar a todas as pessoas para que vivam sua fé em comunidade, é preciso pensar ser possível o mais real significado de Jesus para toda a humanidade.

Os métodos e ou os caminhos de renovação eclesial poderão ser muitos quando nascem da fidelidade ao Evangelho. Para o Papa Francisco a renovação eclesial inicia ao tornar a paróquia uma verdadeira comunidade de vivência da fé. Isto significa que para formar comunidade eclesial passa-se pelo encantamento pelo Evangelho, encontro com Jesus. Jesus Cristo constitui a comunidade dos apóstolos como sinal de inauguração do Reino de Deus. A paróquia estruturada em pequenas comunidades manifesta a vitalidade do Evangelho. O trabalho de renovação eclesial passa pela alegria de viver o Evangelho em comunidade. Logo, renovação eclesial é tarefa de todos.

Sobre o autor

Miguel Debiasi

Frade da Província dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Mestre em Filosofia (Universidade do Vale dos Sinos – São Leopoldo/RS). Mestre em Teologia (Pontifícia Universidade Católica do RS - PUC/RS). Doutor em Teologia (Faculdades EST – São Leopoldo/RS).

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais