Dito e não compreendido
Se o não dito deixa marcas, distanciamentos, não entendimento, a não compreensão existe também no dito e não compreendido. Pode ser tão prejudicial quanto o não dito, mas ao menos dá a oportunidade de traduzir o que foi dito. Se é compreendido ou não, não está exclusivamente nas nossas mãos.
No dito e mal compreendido, quando o silêncio impera, pode deixar lacunas que precisam ser revisitadas e entendimentos que necessitam ser direcionados.
Dento do não dito ou do dito e não compreendido, como fazer o outro entender o que queremos dizer? Como alcançar quem não quer ser alcançado ou não tem condições cognitivas e emocionais para tal?
Uma vez que existem alguns perceptivos demais, outros distantes demais o que confirma ou ameniza a lacuna existente entre as pessoas? Visto que não existe uma linha, uma regra única que subdivide, ou que seleciona o sentir e o fazer que nos envolve.
Vivências diferentes, pensamentos e sentimentos diversos, desconexão entre o que está sendo dito e o que está sendo sentido. Familiaridades e distanciamentos, compreensões e não compreensões que se constroem no dia a dia de todos nós...
Comentários