Medicação para a psoríase passa a integrar lista de remédios do SUS
Imunobiológicos podem melhorar de 90% a 100% as lesões na pele
Foto: Divulgação
Depois de mais de dez anos de tratativas, foi adicionado na lista de medicamentos disponíveis pelo Sistema Único de Saúde, o grupo de medicamentos imunobiológicos que trata pacientes com psoríase. As estimativas mostram que até então, aproximadamente 10% dos pacientes não encontram tratamento eficaz.
A médica associada da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS, Jaquelini Barboza, acredita que haverá uma mudança muito impactante na forma como é feito o tratamento de pacientes de casos mais graves.
Segundo a médica, um dos grandes problemas atuais é a falta de diagnóstico correto e a utilização de pomadas ineficazes, prática que aumenta a inflamação. A psoríase, segundo a dermatologista, é uma doença de pele que acomete todas as faixas etárias por meio de placas vermelhas com escamas, mais prevalentes nos joelhos, cotovelos e couro cabeludo, mas também podem aparecer em outras partes do corpo, inclusive no rosto. A psoríase também está relacionada com a depressão e pode estar associada a outras doenças que afetam órgãos como o coração, as articulações, olhos e até intestinos.
A doença atinge 2% da população brasileira.
Confira a entrevista especial com a dermatologista Jaqueline Barboza sobre o assunto.
Comentários