Prefeito Daniel Guerra rebate críticas de presidente do Conselho Municipal de Saúde
“Para a população não importa se será servidor municipal ou um médico por gestão compartilhada. Ela não pode cometer a irresponsabilidade de impor ao conselho que seja da forma que ela quer”, rebateu Guerra
O prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra, rebateu as críticas da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Fernanda Borkardt. Ele concedeu entrevista ao jornalista Pablo Ribeiro na manhã desta quarta-feira (18), antes de uma cerimônia do 3º GAAAe, na Praça Dante Alighieri.
Nesta terça-feira (17) a presidente do Conselho participou da Sessão da Câmara de Vereadores e denunciou problemas nos atendimentos primários, secundários e terciários do Sistema Único de Saúde (SUS), no Município. Fernanda também concedeu entrevista na manhã desta quarta-feira (18) ao programa Conectado, da Tua Rádio São Francisco. A entrevista pode ser conferida aqui.
Guerra disse que pegou a saúde pública em Caxias do Sul num completo caos onde, segundo ele, faltavam medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde e também no Postão.
Sobre a falta de pediatras para atender a população que depende do SUS, o prefeito afirmou que a administração pública chamou os profissionais, mas muitos não aceitaram a nomeação. “Não temos como obrigar nenhum profissional a trabalhar na administração pública”, afirmou.
Como solução, Guerra voltou a citar a construção de um Pronto-Atendimento Pediátrico 24h, porém ainda sem local de construção e nem data para inauguração. Aqui, Guerra criticou a presidente do Conselho Municipal de Saúde: “Precisamos da autorização do Conselho Municipal da Saúde, que é presidido por uma servidora municipal, e hoje ela precisa distinguir que ela tem uma responsabilidade de olhar para a saúde pública com o olhar de um cuidado para a população. Para a população não importa se será servidor municipal ou um médico por gestão compartilhada. Ela não pode cometer a irresponsabilidade de impor ao conselho que seja da forma que ela quer”, rebateu Guerra..
Confira, em áudio, a entrevista com o prefeito Daniel Guerra.
Comentários